SASSMAQ

consultoria sassmaq

O programa SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), desenvolvido pela Abiquim, aplica-se aos prestadores de serviço de transporte para as indústria químicas e tem como finalidade a atuação responsável das empresas de transporte.

Criado originalmente para o transporte rodoviário, ele está sendo gradualmente adaptado a outros modais, como o transporte ferroviário e marítimo.

O programa possui dois tipos de elementos: os Centrais, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa e os Específicos, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional da empresa.
O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema, lançado pela Abiquim em maio de 2001, foi dirigido inicialmente ao modal rodoviário de transporte de cargas.

O SASSMAQ está sendo gradativamente ampliado para abranger todos os modais de transporte, bem como os terminais de armazenagem. A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim. São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional. A avaliação pelo SASSMAQ não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de transporte. Em março de 2005 entrou em vigor o compromisso das empresas associadas à Abiquim, todas signatárias do Programa Atuação Responsável, de somente contratar empresas avaliadas pelo SASSMAQ para o transporte rodoviário de produtos químicos a granel. A partir de janeiro de 2006, o mesmo compromisso será estendido ao transporte rodoviário de produtos químicos embalados.