OSHAS 18001

A norma OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series), foi originalmente publicada pela British Standards Institution (BSI) em abril de 1999 e revista em 2007.
Ela é uma especificação que tem por objetivo implantar um Sistema de Gestão da SST eficaz, que pode ser integrado a outros sistemas de gestão, de forma a permitir alcançar objetivos de segurança e saúde ocupacional. Entre outras vantagens que a empresa pode ter implantando um sistema de gestão de SST, podemos citar as seguintes:

Assegurar aos clientes o comprometimento com uma gestão da SST demonstrável - Obter seguro a um custo razoável
Fortalecer a imagem da organização e sua participação no mercado
Aperfeiçoar o controle do custo de acidentes
Reduzir acidentes que impliquem em responsabilidade civil facilitar a obtenção de licenças e autorizações
Estimular o desenvolvimento e compartilhar soluções de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais
Melhorar as relações entre a indústria e o governo
Pontuação mais alta na participação em concorrências públicas, quando este requisito for mandatório

Uma das principais funções de um sistema de gestão de SST é o controle dos riscos de acidentes e de doenças ocupacionais provenientes de suas atividades. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, trabalhistas e previdenciárias, de outras medidas destinadas a estimular a SST, e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação à responsabilidade social das empresas.