Uma das mais modernas e aceitas ferramentas de gestão, a norma ISO 9001, tem como objetivo a obtenção de resultados de eficácia e eficiência definidos pela empresa para cada um de seus processos internos, levando em conta os riscos inerentes a cada um deles. O foco da norma é a satisfação do cliente e das partes interessadas, a melhoria da empresa e a minimização de riscos. A transformação do erro em aprendizado é um dos melhores dividendos do uso da norma. Essa norma, denominada no Brasil ABNT NBR ISO 9001, é uma versão em português da norma internacional contratual que tem por objetivo criar condições permanentes nas empresas para que haja continuidade do negócio, através da satisfação dos clientes e das partes interessadas.
Atualmente na revisão 2008, deverá ter uma revisão publicada em setembro/2015, na qual diversas melhorias foram introduzidas.
A nova revisão da norma estará disponível a partir de setembro/2015.
Nela foram introduzidas diversas modificações, sendo as principais:
- Não é mais necessário ter um manual da qualidade
- Além do foco apenas no cliente passa a ser em todas as partes interessadas
- Foi introduzido o conceito de análise de risco, sendo que as saídas dessa análise passam a ser as ações preventivas. A análise de risco cobre os seguintes segmentos:
- Negócio
- Processo
- Produto
- Não há mais o conceito de documento e registro, passando a existir apenas a ideia de “informação documentada”
- Há a necessidade de um plano de negócios
- A norma segue o anexo SL, comum a todas as novas normas do grupo ISO, o que facilita a implantação de sistemas integrados
- Deve haver um gerenciamento de mudanças na empresa
Simplificadamente, a norma estabelece requisitos que, se seguidos, a organização consiga manter uma estabilidade nos seus processos, de modo a garantir a satisfação dos clientes e das partes interessadas.
Aplicabilidade
A norma é aplicável a qualquer tipo e porte de negócio, não havendo versões específicas para nenhum tipo de atividade.
Qual o benefício que a norma traz
A empresa passa a ter um controle maior sobre os seus processos, garantindo que os resultados esperados sejam atingidos e, se não forem, há métodos estabelecidos para análise de causas e tomada de ações corretivas, ou seja, a empresa aprende com o erro.
Além disso, citamos os seguintes benefícios:
- Melhora da imagem da empresa junto ao mercado
- Estruturação e racionalização dos processos produtivos
- Criação de base para a melhoria
- Aumento da motivação na empresa
- Redução de erros e consequente redução de reclamações
- Uso de uma ferramenta moderna para o gerenciamento