o que é |
A norma ABNT NBR ISO 9001:2015 é uma norma de gestão da qualidade com alguns resultados específicos. Um dos objetivos é estabelecer padrões de operação na empresa, de modo a garantir que o produto ou o serviço sejam repetitivos, de modo que o cliente esteja satisfeito, ou seja, que a qualidade final não oscile entre limites amplos, impedindo de prever-se, na média, como será o comportamento do produto ou do serviço e que o cliente receba o produto ou usufrua do serviço e fique satisfeito. A padronização para a qualidade dos produtos ou serviços é obtida através da definição das operações, do treinamento dos funcionários, do estabelecimento de sistemas de acompanhamento inteligentes, permitindo a transformação dos problemas ocorridos com o produto ou o serviço em ações, ou seja, elimina-se o problema e elimina-se a sua causa também. Outro objetivo é melhoria contínua na empresa. Todos os processos podem ser melhorados, de modo que a eficiência da empresa seja crescente. Um terceiro objetivo é a satisfação dos clientes, que deve nortear todos os processos internos. É dada muita ênfase no pensamento baseado em risco como base para o sistema de gestão, mais foco na obtenção de valor para a empresa e seus clientes, uma maior flexibilidade em relação ao uso de documentação e uma estrutura mais acessível para empresas de serviços. A norma ABNT NBR ISO 9001:2015 é baseada na abordagem de processo, isto é, as atividades relevantes da empresa são vistas como processos, devendo ter as suas “entradas” definidas, as etapas de “transformação” registradas, as “saídas” conhecidas, os “controles” definidos e uma forma de “avaliar-se o processo”. Isso é feito gerando-se uma documentação que sistematiza as etapas de produção ou prestação de serviço, baseada em um mecanismo de registro do processo eficiente. |