A análise de tempos e movimentos, também conhecida como cronoanálise, é uma ferramenta de gestão para analisar o tempo em que determinadas atividades são realizadas durante o processo produtivo em uma indústria.
Essa metodologia foi criada no início do século XX pelos engenheiros americanos Frank Gilbreth e Frederick Taylor, que perceberam que o tempo era o principal fator na busca por mais produtividade e eficiência na linha de produção.
Quando nos dedicamos a analisar o tempo gasto no processo produtivo, podemos entender melhor a linha de produção e descobrir quanto tempo cada etapa leva para ser concluída.
Desta forma é possível identificar pontos de melhoria e abrir espaço para a otimização dos processos.
Os benefícios ao aplicar essa técnica são vários: aumento do faturamento, redução de custos fixos, melhoria da produtividade, acompanhamento de indicadores de desempenhos e melhoria na gestão de objetivos.
Fale com a KTN e entenda como otimizar os seus processos operacionais tornando-os mais eficientes, com um trabalho mais racional, que considera o desgaste e as necessidades pessoais dos colaboradores